2 de abril de 2013

Bulimia

Ola gente hoje eu vim fala de um assunto que eu não costumo fala a Bulimia apesar desse assunto ser bem famoso,existe muitas meninas que ainda sofre disso .A bulimia e um trastorno alimenta que geralmente
 consiste em episódios de ingestão compulsiva de alimentos muito calóricos seguidos de atitudes inadequadas que compensam essas calorias ingeridas. A população de risco é, nomeadamente, jovens entre os 15 e os 20 anos do sexo feminino.Muitas mulheres a  procura de um corpo perfeito passam horas sem ingerir nada ,e quando comem ,comem exageradamente e depois vomitam .Bom ontem eu estava pesquisando sobre esse assunto e encontrei a historia da  Wings   e já sofreu com a bulimia e ela contou a historia dela:


Oi..
Bom alerta aqui focas-te.
Eu, sofro de bulimia... começou por estupidez, sempre fui muito gulosa mas nunca tinha tido problemas em não ser muito magra já k também não era nada gorda!
Pelos 16anos comecei uma dieta normal, nada de guloseimas e aquelas coisas k n se devem comer muito, e perdi peso de forma normal, mantive a dieta saudável, tornei-me vegetariana e não tinha problemas em manter o peso.
Depois entrei para a faculdade (Universidade) e tudo mudou...
Sentia-me em baixo, pois não conhecia ninguém para onde fui.
De noite quando não saía refugiava-me na comida.


Sentia que não tinha nada para fazer e então fazia quantidades enormes de comida ia para a televisão e comia, comia, comia…
Tentava fazer tudo com o máximo de gordura para me enjoar ainda mais e ser mais fácil vomitar.
Comprava as bolachas mais calóricas as batatas fritas com mais gordura, sempre tudo ao máximo e sempre o maior exagero de quantidades. Isso porque normalmente nunca comia dessas coisas... e quanto mais enjoasse mais fácil se vomitava.
O problema foi quando começou a ser constante, se não era todos os dias era dia sim, dia não (com muito esforço).
Aí notei k tinha uma doença, que não conseguia controlar.
Fazia planos para o dia seguinte, "acabou hoje. amanha comer direito. blabla" mas no dia seguinte voltava ao mesmo...
Depois comecei a ter dificuldades em vomitar. Adiava o vomito às vezes e adormecia com tudo o que tinha comido. Comecei a engordar um bocado e então decidi que tinha mesmo de parar..
Já lá iam 3 anos e eu naquela rotina que só me deitava a baixo.
Destruía-me a moral, o respeito, a minha própria força, sentia que não conseguia controlar a minha própria vontade, a minha própria vida.
Iniciei uma dieta normal, nada de muitas restrições para evitar sentir a falta desses alimentos e ter uma recaída, tentei ocupar ao máximo o meu tempo, quando vou às compras levo uma lista e desenho um "smile :)" que me ajuda a olhar só para o que devo.
Convido pessoas a aparecer cá em casa para não estar muito tempo sozinha e quando noto que estou então saio ou vou ter eu com alguém para não pensar.
Nunca ninguém descobriu k sofri de bulimia. Não tinha grandes oscilações de peso, e fazia-o sozinha em casa quando não estava ninguém.
Também nunca contei a ninguém, nem pedi ajuda, nem me aconselhei com nenhum médico.
Acho que isso é uma simples prova que, apesar da doença que é tanto a bulimia como a anorexia, a vontade própria é talvez o nosso maior aliado.
Deitar para trás frustrações e crises emocionais, já que são o motor para que tudo se desenrole, para recaídas também.
E acreditar, um pouco que seja, que só nós podemos mudar o que queremos mudar.
A culpa é inteiramente nossa, a dor mesmo que partilhada, é também nossa. A felicidade de conseguir ultrapassar é nossa também, assim como só nós a podemos voltar a tirar.”
Uma reflexão...
Como ajudar estas pessoas? Como abordar? Como nos vamos aperceber que alguém ao nosso lado está a precisar de ajuda... Como nos aperceber de tudo isto? Como será a melhor forma de o resolver...
É este o mundo que temos... É assim que cresce a sociedade... Custa acreditar...